Skip to content

(quase) 8 meses longe de um vício!

Comecei este post por fazer uma espécie de retrospectiva dentro do próprio blog – tenho 6 posts já publicados que referem o assunto “tabaco” de alguma forma e penso que todos eles falam de uma decisão tomada, o deixar de fumar! Mas a verdade é que nenhuma dessas vezes foi definitiva, porque se não também não haveria um novo post a falar sobre isso!

Não me orgulho de ter fumado tantos anos como fumei, com a frequência com que fumei e principalmente com todo o mal que fiz ao meu organismo com esse vício. Sempre que se falava no assunto eu dizia “é desta, é desta que eu vou deixar de fumar de vez!”, mas vinha uma festa, vinha um nervoso e lá voltava o vício novamente! Tentei de tudo, com ajuda, com promessas, com cálculos financeiros quase ao nível universitário para perceber que já podia ter pago uma casa (exageradamente falando..!), mas nunca resultou mais do que meia dúzia de meses.

Quando escrevi o post sobre o ano de 2017 ter sido verdadeiramente de mudança referi o facto de ter largado este vício terrível – de ter deixado de fumar! Tive receio, tive medo, pensei sinceramente que fosse algo que me fosse transformar como pessoa, mas a verdade é que vão já (quase) 8 meses e o vício está cada vez mais resolvido dentro de mim! Não é fácil, não é um processo simples e sinceramente há tantas variáveis a analisar que só com muita perseverança é que se leva algo assim em frente! Deixei de fumar no dia 17 de Julho de 2017, dias antes de um dia marcante para mim e sinceramente estava previsto na minha cabeça que seria esse o dia em que eu ia tomar essa decisão, mas a verdade é que comecei a semana motivada, com força de vontade e pensei “porque não? Porque hei-de eu esperar uns dias se posso fazer isso já hoje?”. Segunda-Feira, um monte de trabalhos para concluir, em pleno verão com jantares e saídas de amigos e eu vou pensar deixar de fumar assim, de um dia para o outro, sem processos de redução, sem mentalização nem nada ? Mas é tudo louco ??

Pois eu pensei assim durante umas horas! Passei o primeiro dia bem, motivada, o segundo já com alguma coceira, mas fiz algo que nunca tinha feito – não deixei de frequentar sítios de fumadores, inclusive, na primeira semana passei todos os dias a trabalhar em cafés de fumadores, quase ao estilo “tratamento de choque” ! Tantas vezes que me passou pela cabeça pedir um cigarro a alguém, mas adoptei um sistema que era “aguenta só mais meia hora” e daqui a meia hora pensava o mesmo! Isto na primeira semana! Na segunda semana já contava a toda a gente que me perguntava, quase em modo embaixadora de um estilo de vida saudável, tentava passar a mensagem a toda a gente!

Durante o primeiro mês, mês e meio eu evitei algumas coisas mais “intensas”: jantares, saídas à noite e álcool (sendo que geralmente estas três variáveis estavam quase sempre interligadas na minha vida)! Mas alguma vez tinha que acontecer e passou, correu bem, houve jantar, houve convívio, houve álcool, houve coceira e vontade mas não houve cigarro! Veio depois o primeiro trabalho intenso, o casamento da M. e pensei que fosse um dia complicado, mas passou-se bem! Infelizmente passei também por um momento menos positivo, com o falecimento de alguém muito especial e tive receio que algo assim me fizesse vacilar, mas lá passou e mais uma situação crítica foi ultrapassada.

Veio depois o Natal, Aniversário, Ano Novo e também passaram! Aliás, no meu aniversário pedi para me darem uma “passa”, pois queria testar-me a mim mesma e comprovar que era algo que não queria mais e sinceramente, não me soube minimamente bem! Vieram os exames da faculdade, o stress das apresentações orais e mais uma vez, ultrapassado!

Podem ser apenas 8 meses, mas sinceramente o mindset agora é diferente, a vontade é diferente e a necessidade também é diferente! Passo dias e dias sem me lembrar desse vício horrível, trouxe-me tantas vantagens e tantas coisas boas que não me vejo a recuar e mais importante de tudo – tomei esta decisão e fiz esta mudança por mim, não por uma aposta, não por alguém, não por uma promessa ou porque me pediram, mas sim porque eu quis! Além do mais, algo que eu sempre procurei, aumentar de peso, está melhor que nunca e consegui atingir um peso que há mais de 10 anos que não conseguia! Uma pequena vitória para mim, tenho o IMC completamente normal!

Publicado em:Objectivos

2 Comments

  1. Coisas de Feltro Coisas de Feltro

    Só posso dar os parabéns! Nunca fumei mas compreendo o esforço que é necessário fazer, para perder o hábito instalado não só no corpo mas também na mente. Foco e perseverança, não é para todos. Agora é seguir em frente.

    • anamartelo anamartelo

      Foi uma decisão minha, muito pessoal, que demorou muitos meses apenas na minha cabeça até colocar em prática! Foco e perseverança é o que vai ser daqui para a frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *