Skip to content

Rescaldo Conferência Ser Freelancer

No passado Sábado, 2 de Abril, organizei pela primeira vez uma Conferência, ou melhor, uma Conferência com a dimensão desta, pois já tinha organizado algumas mais mais pequenas e com outro tipo de público-alvo.

Tudo começou de uma brincadeira e durante muito tempo achei que não ia dar em nada, mas o que é certo é que foram passando os dias e as semanas e o evento começou a ganhar forma. Durante semanas metade do meu tempo foi passado a organizar o evento para que nada corresse mal!

Chegou o dia

As últimas semanas passaram a correr, e quando dei conta já estava na véspera do evento e eu achava que estava tanto para organizar. O dia da conferência, sinceramente, passou a correr, mas deu para travar muitos contactos, boas conversas, conhecer alguns dos meus melhores clientes ou simplesmente trocar algumas ideias de negócios com outros colegas.

Sinceramente, o evento superou as minhas expectativas, não só pelas palestras dos oradores que foram todas muito boas, como pela forma como os presentes absorveram toda a informação que estava a ser dada.

Foi gratificante ver os presentes a retirar apontamentos, independentemente da área que estava a ser abordada, o que mostra que os Freelancers (ou aspirantes a Freelancers) estão dispostos a alargar a sua área de conforto.

No final do dia o saldo era positivo e foi bom ver e ouvir o feedback in loco dos que participaram e até dos próprios oradores.

O que aprendi com a Conferência

É certo que a organização de um evento desta dimensão dá sempre trabalho, principalmente quando é para mais de 60 pessoas que esperam muito do mesmo, mas a experiência e sempre boa e aprende-se muita coisa.
Primeiro, por vários motivos, já não falava para tanto público à largos anos, sendo assim a minha maior dificuldade que senti em primeiro lugar. Mas depois de alguns minutos o à vontade surgiu e tornou-se mais simples de expor as minhas ideias e de interagir com o público.

A minha palestra sobre “Produção de Conteúdo”, tornou-se relativamente fácil, pois estava a falar do meu mundo, sobre o qual passo largas horas por dia, logo foi falar sobre o meu dia-a-dia, o que se tornou mais simples ainda.

Foi ainda um dia de muita aprendizagem, principalmente nas áreas complementares à minha, sendo sempre uma oportunidade para trocar ideias objectivas e tirar algumas dúvidas com quem tem muito mais conhecimento do que eu.

Pontos a Mudar

É lógico que a organização de um evento desta dimensão não dispensa algumas pequenas falhas ou pontos a mudar numa próxima.
Destaco o meu nervosismo, que muitas vezes me fez esquecer de coisas importantes, seja nas apresentações individuais dos oradores ou na minha própria palestra, mas nada de muito grave.

Alguns pormenores deveriam ser mudados em termos de organização, mas isso já são coisas mínimas que são fáceis de rectificar para o próximo evento.

Em suma, o evento correu bem e obtive grandes conhecimentos e até amizades que se fizeram, por isso o saldo final é mais que positivo.

Venham mais … mas primeiro tenho que descansar!

Publicado em:AnálisesExperiencia

3 Comments

  1. E correu muito bem mesmo,
    Obrigado por um dia te teres lembrado de organizar algo do género.
    Bom trabalho!

    • anamartelo anamartelo

      Obrigado eu David pela presença de todos, nomeadamente dos que fizeram muitos Km’s para estar presentes!!

  2. […] últimos dois meses, além do trabalho que tive com a organização da Conferência (podem ver aqui o meu rescaldo do evento), tive um grande volume de trabalho apenas para os clientes externos, fazendo com que os meus blogs […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *