Skip to content

Descrição dos Produto “perfeita” na sua loja online

As lojas online estão na moda e depois de ter sido um dos temas abordados durante as aulas do primeiro semestre, dei por mim a recolher informação e a criar algo mais completo que possa ajudar as pessoas que já têm ou que vão criar alguma loja online brevemente. Além disso, eu própria tenho vários projectos que vão ser lançados em 2018/2019 e estou a estudar este tema o máximo possível!

A maioria das pessoas que já tem uma loja online comete um erro pensando que se o utilizador chegou ao seu website é porque já se tornou cliente, errado! É meramente um curioso para já! O seu papel é tornar esse curioso num cliente e posteriormente criar um relacionamento com ele para ele voltar a comprar, mas isso deixo para outro post mais tarde!

Descrição de Produtos em Lojas Online

Uma boa descrição pode ser a principal diferença entre passar de curioso a cliente ou simplesmente abandonar a sua loja online! Geralmente as pessoas acham que as descrições são secundárias quando a fotografia do produto real existe ou acham que colocando apenas a descrição e as características do mesmo se consegue captar a atenção do potencial cliente. (Viram que já estou a tratar como possível cliente?)

Além de criar uma boa impressão, tira todas as dúvidas existentes e ainda funciona de forma perfeita na sua estratégia de SEO! (IMPORTANTE!)

Em primeiro lugar, para conseguir uma boa descrição, é importante que o seu texto responda a simples, mas pertinentes, perguntas:

  • O que é o produto?
  • Que problemas o produto resolve ?
  • O que o torna diferente da concorrência ?
  • Materiais de que é feito e a sua origem ?
  • De que forma é feita a sua utilização ?

Confiança

Se o potencial cliente vir uma descrição bem feita, detalhada e cuidada, encarará esse produto com outra importância e verá o seu profissionalismo e dedicação à sua loja online. Se existir dúvidas depois de ler a descrição do produto, ele simplesmente vai sair do website e não vai comprar nada!

Desejo

Claro que se pode florear um pouco as descrição, criando e aumentando o desejo do potencial cliente perante o produto. Com as descrições certas vai despertar a imaginação e tentar que o mesmo deseje sentir o produto nas suas mãos (quando é o caso).

Simplifica

Se o produto estiver bastante na moda, claro que o seu produto vai ser vendido, com mais ou menos dificuldade e com descrições menos completas, contudo o que vai acontecer é que os restantes canais de atendimento vão ser completamente entupidos por dúvidas e questões que os curiosos têm. Aqui está a questão do acompanhamento do cliente, ou seja, se na descrição existem falhas, o e-mail e o telefone não vão parar de tocar para tirar as possíveis dúvidas que existam!

Ajuda

Como já disse em cima, a descrição ajuda também a nível de optimização para os motores de busca! Não devem criar esses textos a pensar no Google, porque quem está a ler são pessoas, têm sentimentos e interesses, não são robôs! Contudo, já que têm que o fazer para as pessoas, façam-no de forma inteligente! Usem as palavra chave certas, usem negritos, frases bem construídas, variações da palavra chave, etc.

Descrição de Produto – Obrigatório ter!

Composição

Descreva de que o produto é feito, ou no caso de um serviço, o que ele inclui.
Se o produto é criado por si, sabe perfeitamente de que material ele é produzido, mas se é revendedor de alguma marca deverá contactar para pedir a ficha técnica, certamente que têm esse material disponível para envio. Se o seu produto usar materiais orgânicos, ecológicos ou sustentáveis, mencione isso, pode ser um factor de posicionamento.

Medidas

É extremamente importante detalhar o mais possível as medidas dos seus produtos! Imagine que o seu produto é um móvel e o cliente não consegue perceber se este serve para o local que pretende ? Por outro lado se o seu produto são roupas ou acessórios, também é importante detalhar as medidas possíveis, para evitar constantes trocas ou devoluções.

Leitura diagonal

Coloque essa descrição de forma a que os potenciais clientes mais preguiçosos ou simplesmente que estão com pressa possam ficar a saber tudo o que precisam com uma leitura na diagonal. Destaque palavras em negritos, use os sub-titulos, lista de pontos e frases curtas e divididas por vários parágrafos.

Posicionamento

A sua descrição deve ser feita especificamente para o seu público-alvo e a sua persona! Quando pensou em lançar a sua loja online sabia exactamente para quem queria vender, certo ? Então é exactamente para essa pessoa que vai escrever! Quando essa pessoa encontra a sua loja, vê a sua descrição, vai identificar-se imediatamente! Por vezes vender em menor quantidade pode ser melhor, o seu cliente torna-se mais fiel e voltará vezes e vezes, tornando-se rentável a longo prazo!

Coerência

Esta dica não serve apenas para as descrições das lojas online mas sim para toda a comunicação de uma marca! É obrigatório coerência coerência em toda a comunicação que essa marca lança no mercado! Adopte um tom de voz específico para a sua marca e os seus produtos e tenha a mesma linguagem da sua persona, para que ela se identifique sem qualquer dúvida.

História

Se vai adoptar um tipo de descrição genérica, igual ao seu concorrente, como espera que o potencial cliente o escolha a si? Apenas pelo preço ? O preço até costuma ser das decisões menos importantes nestes casos! Compreenda o seu público, transmita o seu produto como parte de si, crie uma história e tenha isso em mente no momento da descrição do seu produto na loja online.

Vários estudos confirmam que as emoções e os valores são peças fundamentais no sucesso da publicidade de uma marca e de um produto. Esses mesmos gatilhos emocionais são importantes em lojas online! O Neuromarketing está cada vez mais enraizado no nosso mercado e quem o dominar, em pouco tempo vai criar aquilo que mais se procura, uma ligação com o publico-alvo!

Palavras certas

Seguindo a mesma linha do ponto anterior, se escolher bem as suas palavras, poderá ser possível criar sensações apenas com as suas palavras na descrição do seu produto. Adjectivos sensoriais, é assim que se chamam! Utilize palavras que o potencial cliente possa ler, fechar os olhos e quase sentir o produto dessa forma.

Se vender café, por exemplo, poderá descrever o mesmo como “encorpado”, “rico”, etc! Mas se vender produtos artesanais pode descrever a textura dos produtos, para que o utilizar o sinta nas suas próprias mãos nesse momento.

Avaliações e Testemunhos

Utilize as avaliações e os testemunhos de antigos clientes para completar as suas descrições! Se houver alguma avaliação que destaque determinado detalhe do produto, saliente isso na sua descrição, mencione o medo que as pessoas tinham e a prova social de que foi ultrapassado! Lembre-se que o ser humano gosta de seguir tendências e outras pessoas!

Independentemente do produto, marca ou público alvo da sua loja, as descrições dos seus produtos vão ter um impacto enorme no seu tráfego orgânico e nas suas taxas de conversão.

Publicado em:Informação

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *