Skip to content

A importância dos objectivos

Quando comecei a trabalhar como Freelancer não tinha a mínima noção da importância dos objectivos no meu dia-a-dia, o que fazia com que levasse o meu trabalho como um “deixa ver no que dá”, trabalhando sempre pensando no dia, ou no dia anterior e nunca no que vinha depois.

No entanto, depois de começar a ler mais sobre a temática Freelancer, comecei a perceber que a presença de objectivos a curto, médio e longo prazo faziam com que eu trabalhasse mais e melhor. Sempre com a mente no futuro e como o melhorar.

No início comecei por definir o principal objectivo, delineado as melhores estratégias para conseguir pagar as contas a escrever, o que me fez ler cada vez mais e aprender algumas técnicas de análise e até de escrita, dando assim uma grande melhoria ao meu trabalho, aos meus textos.
Com essa melhoria na qualidade, os clientes começaram a confiar ainda mais em mim, pedindo-me mais encomendas e novos clientes surgiram.

Como no mundo Freelancer a lei da procura <-> oferta tem ainda mais valor, essa contínua melhoria do trabalho e constante aumento de clientes, possibilitou-me aumentar os meus preços. É certo que nos dias de hoje já não tenho o mesmo tipo de clientes, pois nem todos os clientes percebem que a qualidade paga-se. O aumento dos preços não significa obrigatoriamente perda de clientes, pois posso ter menos, mas como são clientes bons e regulares, acaba por manter o mesmo nível financeiro.

Nos dias de hoje os meus objectivos são muito mais concretos, já que quero, pelo menos, conseguir comprar a minha nova máquina fotográfica e o macbook pro ainda este ano. Não que sejam objectivos financeiros muito ambiciosos, mas como já tenho férias marcadas, tratamentos de saúde dispendiosos entre outras coisas, e o possível para este ano e a primeira meta a alcançar.

A grande vantagem dos objectivos no meu dia-a-dia é que me garantem uma contínua vontade de trabalhar mais e melhor, fazendo assim com que todos os dias acorde com forças e inspiração para mais um dia de trabalho de longas horas.

Espero no final deste ano ter estes objectivos cumpridos e quem sabe se não é este ano que vou conseguir comprar carro (ainda não se paga para sonhar!)

Publicado em:Experiencia

3 Comments

  1. Olá Ana.

    Muitos parabéns pelo seu Blogue. Encontrei-o hoje durante as minhas pesquisas e até agora tenho gostado muito.

    Tenho um Blogue pequeno, bastante humilde e não tenho grandes pretensões de fazer uma vida como a Ana, pois escrevo sobre uma área bastante marginal, que é a Carpintaria e Marcenaria dedicada a amadores. Mas queria muito melhorar a minha qualidade de escrita para, quem sabe um dia, poder dedicar-me a 100% a esta vida de Carpinteiro Bloguista ;-)

    Li neste seu Post “… o que me fez ler cada vez mais e aprender algumas técnicas de análise e até de escrita, dando assim uma grande melhoria ao meu trabalho, aos meus textos.”

    Onde posso aprender essas técnicas de análise e de escrita? O dinheiro não é muito, mas estaria disposto a frequentar formação que me ajudasse a escrever melhor. Também me poderia indicar na Internet onde encontrar estes temas, por favor? Falo, leio e escrevo fluentemente em Castelhano e Inglês, caso conheça Sites nessas línguas.

    Se me pudesse dar umas dicas, ficar-lhe-ia muito agradecido. Os meus agradecimentos e desejos de bom trabalho.

    Ricardo Sant’Anna

    P.S. Não lhe desejo sorte porque depois de ver o seu trabalho, duvido que precise dela.

    • anamartelo anamartelo

      Olá Ricardo,

      Infelizmente não sei de nenhum sítio onde haja dicas para escrever, no entanto a técnica está na própria pessoa.

      Comece com um simples blog pessoal e depois comece a avançar para outras áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *