Skip to content

Rita Carmo – A Referência

Para aqueles que me conhecem, ou pelo menos algum do meu trabalho, facilmente percebem a grande paixão que tenho por fotografia de eventos, nomeadamente fotografias de concertos. Esta paixão surgiu exponencialmente depois de conhecer o trabalho de Rita Carmo!
Para mim Rita Carmo é a melhor fotógrafa da especialidade em Portugal. Obviamente que existem outras referências, mas não é todos os dias que uma mulher singra neste mundo, ainda para mais com a qualidade que ela tem.

Rita Carmo (n.1970, Leiria) é licenciada em Design de Comunicação pela ESBAL. Fotógrafa residente do jornal Blitz desde 1992. Tem fotografias editadas no Expresso, Visão, Ler, DIF…; no estrangeiro: Melody Maker e Daily Mail (Reino Unido), Rockin’On e Snoozer Mag (Japão), Bizz (Brasil). Em 1995 forma a dupla Espanta Espíritos em conjunto com António Afonso. Em 1999, é um dos 5 fotógrafos presentes na Fotobiografia comemorativa dos 20 anos dos Xutos & Pontapés. Outubro de 2003 é autora dos retratos dos 15 Criadores de Moda no livro “15 Histórias de Hábitos” de Cristina L. Duarte (Ed.Quimera). Em Dezembro de 2003 edita pela Assírio & Alvim o álbum fotográfico “altas-luzes”, onde reúne cerca de 200 imagens que retratam momentos únicos da história das actuações ao vivo em Portugal e de sessões fotográficas com artistas. Desta edição resultou uma exposição que já esteve patente em Lisboa, Porto, Gaia, Leiria, Bragança, Fundão, Aveiro, Évora, Moita, Azambuja, Santarém, Palmela, Castelo Branco, Coimbra, Cáceres e Tomar. Em Junho de 2005, a convite da Alcatel Portugal e da Numero, expõe no 4ºFestival Portugais no Fnac Forum Les Halles em Paris.

As ligações, para conhecer e apreciar o trabalho desta fotógrafa:

Espanta Espiritos Design Ediçoes em papel com o trabalho de Rita Carmo
Rita Carmo ao Vivo Live Acts
Musicos Fora do Palco
My Space O My Space da Rita Carmo

Altas Luzes – Fotografias de Rita Carmo

Sinopse
Altas-Luzes” reúne cerca de 200 imagens que retratam momentos únicos da história das actuações ao vivo em Portugal e de sessões fotográficas com artistas.
Pela sua abrangência este álbum pode ser comparado a uma jukebox que, ao tocar, nos oferece imagens em vez de sons. Inclui artistas tão diferentes como Carlos Paredes, Ben Harper, Michael Nyman, Isabel Silvestre, INXS, Massive Attack, Madredeus, Rolling Stones, Da Weasel, Moonspell, Lou Reed, Ravi Shankar, Sétima Legião, Skunk Anansie, Nirvana, Sérgio Godinho, Lloyd Cole, Tricky, U2, The Gift, GNR, entre muitos outros.

Publicado em:Inspiração

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *