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Organização – a chave para o sucesso!

Já aqui falei sobre a importância que objectivos cumpridos tem para os Freelancers, não só para uma satisfação pessoal, como para aumento da auto-estima e motivação para mais e melhor.

Um dos meus principais objectivos foi cumprido, e a sensação é muito boa, significa que o meu trabalho tem valor e esse valor é reconhecido pelos clientes que acabam por recorrer aos meus serviços várias vezes.

Mas para conseguir atingir esse objectivo, os sacrifícios e a organização extrema foi algo que esteve presentes no meu dia-a-dia. Com, por vezes, mais de 70 artigos por mês, ou seja, produzindo mais do que 3 artigos por dia, só com muita organização é que se consegue.
Não esquecendo, obviamente, que além dos clientes na área de produção de conteúdo, tenho ainda trabalhos de Design e Fotografia e os  meus projectos pessoais, principalmente o Ser Freelancer que precisa de muita atenção e tempo dedicado.

Na minha experiência de mais de um ano, é a organização (obviamente aliada à qualidade do trabalho) a chave para o sucesso da sua carreira.

Definir Prioridades

A sua organização pode ser feita mensalmente, semanalmente ou mesmo diariamente, Porém o melhor mesmo é fazer um misto de todas elas, isto é, é importante a sua própria definição de prioridades, colocando sempre os trabalhos por ordem de adjudicação.

Contudo, se sabe que um projecto é apenas para entregar até 2 meses, a contar da data de adjudicação, e se sabe que demora apenas 2 meses a concluir, se por ventura surgir um outro serviço de menor dimensão que demora apenas 1 dia a concluir, é uma boa forma de garantir o sucesso nos dois e não perder nenhum cliente. Então deve finalizar o projecto de menor dimensão e depois começar com o maior, concluindo sempre nos prazos estabelecidos.

Claro que isto não deve ser feito constantemente, até porque uma iniciativa que o próprio Freelancer deve ter é, sempre que possível, a entrega do projecto antes do tempo. Cativando não só a atenção do cliente, como mostrando que percebe as necessidades do mesmo.

Por isso, deve organizar o seu trabalho por ordem de adjudicação, isto é, se o cliente X adjudicou primeiro que o cliente Y, então deve ser o cliente X a receber primeiro o serviço pronto.

Esta é a forma como eu trabalho e, a não ser em ocasiões especiais ou inesperadas, nunca tive qualquer tipo de problemas com os clientes e todos eles ficaram satisfeitos, pelo menos pelos testemunhos que tenho recebido. Obviamente que os Freelancers têm que se organizar e dar a devida atenção às situações inesperadas como as doenças ou avarias do material.

Pessoalmente uso moleskines para a minha gestão, um para exclusicamente o meu projecto Ser Freelancer, apontando tudo o que tenho que fazer seja a curto ou longo prazo. E outro para gerir todos os meus trabalhos para clientes externos. Uso ainda um software gratuito GeeTeeDee onde faço a organização por clientes, colocando sempre a descrição do serviço, data de adjudicação e data de entrega. Assim consigo orientar-me muito melhor e saber exactamente o que tenho ainda por fazer.

Publicado em:Experiencia

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